Coordenador : Dirlane de Fátima do Carmo
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389630.2201.122139.24022023
Departamento/Setor: TER
Área Temática : Meio Ambiente
Tipo: Programa
Publico Alvo : Esse projeto foi desenvolvido para atender agricultores familiares urbanos, periurbanos e rurais localizados em comunidades vulneráveis do município de Niterói e em assentamento de Sáo Gonçalo. Porém espera-se que as ações possam ser replicadas para outros municípios. É também uma proposta realizada no intuito de envolver alunos de graduação e de pós-graduação em práticas que sejam economicamente viáveis, ambientalmente equilibradas e passíveis de replicação como tecnologias sociais. É também intuito atender interessados em promover o tratamento de resíduos orgânicos, tanto os geradores em baixa escala, quanto os que produzem em maiores quantidades.
Local de atuação: A sede do programa é em Niterói, nos campi da Universidade Federal Fluminense (Campus da Praia Vermelha e Campus do Gragoatá), onde as práticas são realizadas. No entanto, essas ações são para replicação para outras cidades. O programa visa dar subsídio aos projetos Difusão do uso do biocarvão em cultivos agrícolas, Polivalência da compostagem com mosca soldado negro para agricultura urbana e rural e, em breve, deverá atender também ao projeto Laboratório de Desenvolvimento Humano, Urbano e Sustentável. Portanto, Niterói será atendida com prioridade e o assentamento Fazenda Engenho Novo em São Gonçalo, e em segundo plano será buscada a divulgação das ações para o outras regiões, inclusive cidades vizinhas a Niterói. Difusão do uso do biocarvão em cultivos agrícolas
Objetivo
Esse programa visa estimular a transformação de resíduos orgânicos em subprodutos com valor agregado, fomentando a economia circular. Espera-se com a replicação das tecnologias, que haja a minimização da disposição inadequada de resíduos sólidos orgânicos, gerando subprodutos,contribuindo para alternativas de renda, melhorando a qualidade de vida da população urbana e rural. São objetivos específicos: - Difundir a prática de produção e incorporação de bioinsumos, com enfoque em biocarvão e em composto e chorume produzido por larvas da mosca Soldado Negro; - Fomentar o uso e produção de biocarvão a partir de resíduos orgânicos, por meio de forno de combustão, de baixo custo; - Criar unidades demonstrativas em que as técnicas de uso do biocarvão e dos bioinsumos a partir do tratmento da mosca Soldado Negro, sejam aplicados juntamente com outras práticas agroecológicas, permitindo a aproximação entre sociedade e universidade, bem como funcionar como local para troca de saberes. - Difundir a técnica de Cromatografia de Pfeiffer para análise de qualidade e saúde do solo e cultivo; - Capacitar agricultores urbanos e periurbanos em tecnologias de baixo custo, que tratem resíduos e agreguem valor ao produto.
Resumo
Mais da metade do resíduo produzido no Brasil é orgânico, com potencial para ser transformado e reutilizado, retornando ao ciclo produtivo e fomentando a economia circular. Resíduos orgânicos podem ser transformados para aproveitamento agrícola, o que é particularmente importante no contexto atual de alta dos insumos agrícolas, que são à base de produtos fósseis. Paralelamente, essa transformação auxiliaria no equacionamento de um grande desafio para o país, que é a minimização de resíduos e dos efeitos ambientais, sanitários e sociais causados por sua disposição inadequada. A compostagem é uma das alternativas apontadas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos como adequada, mas demanda área e tempo, que podem ser minimizados com o uso da mosca soldado negro, e ainda gerar outros subprodutos utilizáveis. Outra alternativa é a produção do biocarvão, que também minimiza o resíduo e agrega valor. Esse programa tem como objetivo dar subsídio e divulgar dados obtidos com a transformação de resíduos orgânicos urbanos em biofertilizante e condicionadores do solo. Espera-se com a replicação das tecnologias, que haja a minimização da disposição inadequada de resíduos sólidos orgânicos, gerando subprodutos,contribuindo para alternativas de renda, melhorando a qualidade de vida da população urbana e rural.